quinta-feira, julho 30, 2009

Entendendo Harry Potter

Como posso começar? ... Bom, eu não gosto de Harry Potter, mas as vezes você faz alguns esforços e assisti um ou outro filme dele, afinal de contas o mínimo que você pode adiquirir é conhecimento para gostar menos ainda.
Não vou ficar criticando os filmes e/ou livros, mas vou apresentar a minha própria interpretação turva sobre esse pequeno nóia que contagiou uns 2/3 do planeta terra.

Ok! Vamos aos fatos:

Fato turvo Nº 1: O nome

Muitas palavras em inglês recebem o sufixo "ER" e a partir disto você obtém a profissão, por exemplo:

Clean (limpar) , e cleaner (faxineiro), ou
Farm (fazenda), e farmer (fazendeiro), mais um exemplo:
Truck (caminhão), e trucker (caminhoneiro).

Seguindo essa lógica, temos a palavra POT que significa maconha, logo POTTER seria maconheiro? Assim teríamos Harry, o maconheiro?
Faz todo sentido do universo isso, afinal de contas não considero ações normais, como tentar atravessar paredes em estações de trem, ou talvez possuir amigos imaginários, ou quem sabe ver o velho do Aqualung e acreditar que ele seja o maior mago de todos os tempos, em minha opinião atitudes como essas levam a crer que nosso ilustre maguinho, não passa de um ilustre nóinhinha de farol.

Partindo dessa premissa chego ao fato turvo Nº 2: Os nomes dos livros

Já que esta claro a todos que Harry não passa de um nóia, eu chego a conclusão que o nome dos livros se encaixam ao fato, veja só o nome e a breve interpretação:

Harry, o maconheiro e a Pedra Filosofal
Se tratando de um nóia o título dessa primeira obra entorpecente se trataria de um objeto procurado por todos os nóias, ou seja, a pedrinha. Pedrinha? Não caiu a ficha? Pedra de crack, minhas crianças! Mas como Harry não é normal, creio ter esclarecido esse ponto no tópico acima, ela não procura apenas a pedrinha, mas sim a pedrinha filosofal que dará a ele a imortalidade. Pô! Nenhum nóia quer morrer, mesmo sabendo que esse será o destino de todos.

Harry, o maconheiro e a Câmara Secreta
Após ter encontrado a pedrinha filosofal, e ter usufruído dela, nesse livro ele se encontra preso em uma viagem, em que como sempre seus amigos imaginários estão presentes atrás do traficante, que atende pelo codinome de Vai de Morte. Como não seria diferente no meio da história ele vê aranhas de quarto virar aranhas gigantes, ou fios de macarrão virarem cobras gigantes (nota: isso também podem significar traços de homossexualidade, sabe-se lá!).

Harry, o maconheiro e o Prisioneiro de Azkaban
Bom, lugar de marginal, é na cadeia. Depois de ter sido pego na cracolândia com uma marica e uma porção de pedrinhas de crack, o nóinhinha mais querido do mundo acaba conhecendo a vida dura atrás das grandes. E de brinde acaba conhecendo seu tio que já estava por lá se formando na escola do crime. Uma das viagens marcantes nesse livro por parte de Harry (ainda sob efeito da pedra filosofal) avista um pombo transportador de celular e pensar que se tratava de um cavalo voador com cara de águia.

Harry, o maconheiro e o Cálice de Fogo
Após cumprir pena no extinto Carandiru, ele sai, mas certos vícios nunca se vão e nosso querido Harry usando todo seu raciocínio lógico descobre que quanto maior a marica, maior o número de pedras cabe nela. Assim, ele parte na sua busca pela Marica de Fogo, mas ele também cria novos amigos imaginários, esses que querem o mesmo objeto de desejo dele, e por isso entram numa olimpíada bizarra, do qual o velho do Aqualung diz que quem ganhar leva a marica.

Harry, o maconheiro e a Ordem da Fênix
Já atingindo uma idade mais "respeitável", o nóia descobre que a melhor forma de conseguir as drogas e através de grupos, e sendo assim ele forma a primeira gangue de nóias do mundo imaginário, chamado Hogwarts. O nome Fênix refere-se a associação as cinzas que sobram das pedrinhas.

Harry, o maconheiro e o Enigma do Príncipe (em cartaz nos cinemas)
Numa de suas viagens ele encontra um livro de receitas para transformar torrões de açúcar em pedras de crack, e mais uma vez ajudando o velho do Aqualung. Harry, o nóia tenta virar uma espécie de alquimista moderno. E abre a primeira fábrica de pedras automatizada do mundo imaginário. Mas nem tudo é mil maravilhas e seu maior ídolo (o velho do Aqualung), acaba mal quando ele tenta traficar as drogas de Harry para fora do país escondida em objetos comuns.

Harry, o maconheiro e as Relíquias da Morte
Esse ainda cabe a ser descoberto, mas devido a trecho final do nome, creio que o resultado não será muito diferente de todos os nóias.

Fato turvo Nº3: Por entre o nome
Existe uma outra tangente não explorada com relação ao nome dado a Harry por sua progenitora. Analisemos:

Harry Potter

Ênfase nos dois "RR" e nos dois "TT", ironicamente qual letra esta entre o "R" e o "T"?
Exato o "S", seguindo a lógica de duplicar as letras, obtemos o "SS", alguém lembra o que essa sigla significou?

Muito bem, parabéns Pedrinho! A polícia especial de outro nóia conhecido como Adolf Hittler. Nem pretendo explorar esse lado da história por que senão acusaríamos nosso ilustre drogadinho de nazismo também.
É isso aí pessoal, vocês que achavam que tudo no mundo de Harry era maravilhoso, imagino que nunca pensaram o que ele escondia. Prestem mais atenção quando foram dar um troco para algum muleque no farol, ele pode ser o próximo Harry Potter, ou talvez seja o documentado pela J.K.Rowling.

Uma visão simples e real


Contribuição: MJão

quinta-feira, julho 23, 2009

Alice no país das maravilhas - 1º trailer

Para sobreviver você precisar ser louco como um chapéu...

domingo, julho 12, 2009

Coraline


Adoro animações digitais, mas nada supera o stop motion, essa técnica é simplesmente magnífica, a única pena que sinto é que num mundo como o nosso muitos nem ao menos sabem o processo para se chegar a uma animação como essa.

Imagino centenas de milhares de pessoas indo assistir um filme como Coraline e ao sair do cinema, dizer algo do tipo? - Procurando Nemo foi melhor! O que poderia eu dizer em um caso como esse... - Minha querida ameba indomável, você não tem idéia da brutalidade que você efetuou com suas palavras... Seu f... Pará!!! Bom como transpareci, ou mais ou menos tentei, as pessoas normalmente não conseguem diferenciar a animação digital de algo manual.

Coraline, a tá! A história é muito boa de excelente (escrevi assim porque quis), Neil Gaiman disse que escreveu a história para demonstrar a coragem, e acho bem claro isso na animação. Mas quando eu ler o livro poderei averiguar com mais clareza esse ponto. Com relação à arte do stop motion, pelo amor de Lucipher, o trabalho é fantástico! Ao invés de comentar a história eu vou apenas colocar algumas trivias sobre esse interessante trabalho.

* Com uma hora e quarenta minutos, Coraline é até então o maior stop motion.

* O senhor Bobinsky veste uma medalha Russa de héroi por serciços no desastre nuclear de Chernobyl, no dia 26 de abril de 1986. No qual lê-se na frente "Participante da companhia de limpeza" O "4A3C" indicando "Chernobilskaya Nuclear Power Plant". Esta medalha e a única medalha no mundo entregue aos participantes da limpeza nuclear. Isto poderia explicar sua aparência e comportamento estranho.

* No outro mundo a outra mãe faz para Coraline um omelte. Ele quebra um ovo e quando derruba na frigideir, você pode ver na gema do ovo a cara de Jack Skellington de O estranho mundo de Jack.

* A face na nota de um dolár dada ao carregador possui a foto do diretor (Henry Selick)

* Coraline foi gravado em 18 meses, seguido por 2 anos de pré-produção.

* A construção de 1 boneco de Coraline, necessitou de 10 pessoas e trabalho de 3 a 4 meses.

* Para os personagens de Coraline, foram feitos 28 diferentes bonecos de vários tamanhos, o principal possuia 24.1 cm de altura.

* Em um ponto do filme, Coraline apresenta 16 diferentes expressões em um intervalo de 35 secundos.

* Foram feitos um total 207.336 possibilidades de combinações de faces para Coraline.

* Há 248 cãos escoceses na audiencia de Coraline e Wybie assistem.

* A neve on-screen foi feita com super-cola e soda escaldante.

* Na traseira do caminhão de mudança pode-se ver grafitado na parte inferior direita "StopMo Rulz", StopMo é a forma compacta de Stop-Motion e rulz de legal.

* Este é o primeiro stop motion 3D.