quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Da poça de sangue para o cinema

O assassino do zodíaco foi um serial killer que atuou no norte da Califórnia entre o final da década de 60 e começo da década de 70. O assassino recebeu a alcunha através de cartas com zombarias que ele enviou para imprensa e para polícia. Estas cartas continham quatro criptogramas, três dos quais ainda não foram resolvidas. Era encontrados símbolos semelhantes ao do zodíaco próximo a suas vítimas.

Ele fez no mínimo cinco vítimas nos seguintes lugares, Benicia, Vallejo, Lago Berryessa e São Francisco entre dezembro de 1968 e outubro de 1969. Não foram encontradas conexões substanciais entre as vítimas, homens e mulheres de várias idades eram alvos. Elas apareciam e eram selecionadas oportunamente. Outros números são vinculadas como vítimas do zodíaco, no entanto não há evidências conclusivas.

A identidade do assassino ainda é desconhecia. O departamento de polícia de São Francisco oficialmente fechou suas investigações em abril de 2004, no entanto o caso continua em aberto em outras jurisdições.

Acredita-se que o assassino do zodíaco fez quinze ou mais vítimas, as investigações indicam apenas cinco e dois feridos, abaixo segue a relação:

Betty Lou Jensen: baleada e morta em 20 de dezembro 1968 no lago Herman Road em Benicia.
David Faraday: baleado e morto em 20 de dezembro 1968 no lago Herman Road em Benicia.
Darlene Elizabeth Ferrin: baleada e morta em 5 de julho de 1969 no Blue Rock Springs Golf Course em Vallejo.
Michael Renault Mageau: baleado e serialmente ferido em 5 de julho de 1969 no Blue Rock Springs Golf Course em Vallejo.
Cecelia Shepard: apunhalada para morte em 27 de setembro de 1969 no Lake Berryessa no condado de Napa.
Bryan Hartnell: apunhalada e seriamente ferida em 27 de setembro de 1969 no Lake Berryessa no condado de Napa.
Paul Stine: baleado e morto em 11 de outubro de 1969 em São Francisco.

Muitos outros são identificados como vítimas em potencial do zodíaco, no entanto não possuem evidências conclusivas.

Cheri Jo Bates: Estrangulada e apunhalada para morte em 31 de outubro de 1966 em Riverside, Califórnia. A possível conexão de Bates com o zodíaco veio somente a público quatro anos depois, um anônimo alertou o colunista Paul Avery das crônicas de São Francisco para similaridades entre os assassinatos do zodíaco e as circunstâncias em volta da morte de Bates.
Kathleen Johns: Rapitada em 22 de março de 1970 na 132 Highway próximo de Modesto, Califórnia.
Linda Edwards: Baleada e morta em 4 de junho de 1963 em uma praia próximo a Lompoc, Califórnia.
Robert Domingos: Baleado e morto em 4 de junho de 1963 em uma praia próximo a Lompoc, Califórnia. Edwards e Domingos foram vinculados a vítimas do zodíaco pelas similaridades entre os ataques em Benicia, Vallejo, e o lago Berryessa.
Donna Lass: Vista pela última vez em 6 de setembro em South Lake Tahoe, Nevada. Um vago cartão postal recebido nas crônicas de São Francisco no dias 22 de março de 1971 pode ser vinculado a vítimas do zodíaco. O cartão não é conclusivamente vinculado ao zodíaco e o corpo não foi encontrado.

As cartas do zodíaco

Em 1 de agosto de 1969, três carta preparadas pelo zodíaco foram enviadas o jornal Vallejo Times-Herald, para as crônicas de São Francisco, e o São Francisco Examiner. Cartas com escritas semelhantes dando crédito a três assassinatos e incluido na terceira um criptograma com o total de 408 caracteres do qual ele reinvidica autoria. Zodíaco exigiu que as cartas fossem impressas na página principal dos jornais onde se caso isso não ocorresse ele mataria uma dúzia de pessoas em um final de semana. As ameaças de assassinato não aconteceram, e as três cartas foram publicadas eventualmente.

Em 4 de agosto de 1969, outra carta foi enviada para o São Francisco Examiner, e começava: "Querido editor este é o Zodíaco falando." O zodíaco tinha finalmente adotado o nome do qual ficou conhecido, e a carta possuía a resposta do chefe Stiltz de Vallejo, questionando se ele escreveria novamente com mais detalhes a provas de assassinato de Faraday, Jensen e Ferrin.

Em 8 de agosto de 1969, Donald e Bettye Harden de Salinas, Califórnia quebraram o código, mas foi mais uma missão do que qualquer outra coisa e não incluía seu nome. O conteúdo da carta era "EU GOSTO DE MATAR PESSOAS PORQUE É MUITO MAIS ENGRAÇADO DO QUE MATAR ANIMAIS SELVAGENS NA FLORESTA PORQUE O HOMEM É UM ANIMAL MUITO MAIS PERIGOSO QUE TODOS PARA MATAR ALGUMAS COISAS ME DÃO MAIS EXCITAÇÃO EXPERIÊNCIAS TEM SIDO SEMPRE MELHORES QUE UMA PAULADA COM UMA GAROTA E A MELHOR PARTE É QUE QUANDO EU MORRER EU VOU RENASCER NO PARAÍSO E TODOS QUE EU MATEI SE TORNARÃO MEUS ESCRAVOS E NÃO IREI DAR O MEU NOME PORQUE VOCÊ IRA TENTAR ME PARAR OU PARAR MINHA COLEÇÃO DE ESCRAVOS PARA A VIDA APÓS A MORTE". Há ainda 18 letras randômicas no final, da qual acreditam que reagrupadas significam "Robert Emmet o hippie" (a solução só pode ser obtida com a adição de mais três letras).

Em 9 de novembro de 1969, o zodíaco enviou uma carta para as crônicas de São Francisco. Ele começou a carta com sua frase padrão, "Este é o zodíaco falando..." incluiu nessa carta o desenho de um "ônibus bomba" que o zodíaco alegava ter feito para explodir um ônibus escolar. William T. Rasmussen, autor de "Corroborating Evidence II" (sem título em portguês definido) determinou que o desenho foi mais que somente um desenho mostrando a máquina. Conforme a página 184 do livro "Corroborating Evidence II", por William T. Rasmussen.

O termo zodíaco

Significa "círculo de pequenos animais", representado por um círculo com 12 animais. O termo grego obtido do sancrito sodi, que denota "o caminho", o caminho do qual o sol viaja. As culturas Indo-Européias desenvolveram o zodíaco com 12 sinais associados ao círculo de constelações de estrelas que deitam aparentemente no caminho em que o sol cruza o céu (o eclipse). È usado na astrologia e astronomia. Como na astrologia chinesa, meses e anos passam através do círculo dos 12 animais que implicam em fortunas e infortúnios.


Adaptação para o cinema

Esta sendo feito a adaptação para o cinema da "obra" do zodíaco, a previsão de lançamento nos EUA é 2 de março de 2007. na direção esta David Fincher, responsável por Alien 3, clube da luta, Se7en, entre outros, se ele conseguir chegar próximo do Se7en podemos dizer que o filme promete. Por enquanto ficamos com o trailer.

Links

Site oficial

Trailer

0 comentários: