domingo, julho 12, 2009

Coraline


Adoro animações digitais, mas nada supera o stop motion, essa técnica é simplesmente magnífica, a única pena que sinto é que num mundo como o nosso muitos nem ao menos sabem o processo para se chegar a uma animação como essa.

Imagino centenas de milhares de pessoas indo assistir um filme como Coraline e ao sair do cinema, dizer algo do tipo? - Procurando Nemo foi melhor! O que poderia eu dizer em um caso como esse... - Minha querida ameba indomável, você não tem idéia da brutalidade que você efetuou com suas palavras... Seu f... Pará!!! Bom como transpareci, ou mais ou menos tentei, as pessoas normalmente não conseguem diferenciar a animação digital de algo manual.

Coraline, a tá! A história é muito boa de excelente (escrevi assim porque quis), Neil Gaiman disse que escreveu a história para demonstrar a coragem, e acho bem claro isso na animação. Mas quando eu ler o livro poderei averiguar com mais clareza esse ponto. Com relação à arte do stop motion, pelo amor de Lucipher, o trabalho é fantástico! Ao invés de comentar a história eu vou apenas colocar algumas trivias sobre esse interessante trabalho.

* Com uma hora e quarenta minutos, Coraline é até então o maior stop motion.

* O senhor Bobinsky veste uma medalha Russa de héroi por serciços no desastre nuclear de Chernobyl, no dia 26 de abril de 1986. No qual lê-se na frente "Participante da companhia de limpeza" O "4A3C" indicando "Chernobilskaya Nuclear Power Plant". Esta medalha e a única medalha no mundo entregue aos participantes da limpeza nuclear. Isto poderia explicar sua aparência e comportamento estranho.

* No outro mundo a outra mãe faz para Coraline um omelte. Ele quebra um ovo e quando derruba na frigideir, você pode ver na gema do ovo a cara de Jack Skellington de O estranho mundo de Jack.

* A face na nota de um dolár dada ao carregador possui a foto do diretor (Henry Selick)

* Coraline foi gravado em 18 meses, seguido por 2 anos de pré-produção.

* A construção de 1 boneco de Coraline, necessitou de 10 pessoas e trabalho de 3 a 4 meses.

* Para os personagens de Coraline, foram feitos 28 diferentes bonecos de vários tamanhos, o principal possuia 24.1 cm de altura.

* Em um ponto do filme, Coraline apresenta 16 diferentes expressões em um intervalo de 35 secundos.

* Foram feitos um total 207.336 possibilidades de combinações de faces para Coraline.

* Há 248 cãos escoceses na audiencia de Coraline e Wybie assistem.

* A neve on-screen foi feita com super-cola e soda escaldante.

* Na traseira do caminhão de mudança pode-se ver grafitado na parte inferior direita "StopMo Rulz", StopMo é a forma compacta de Stop-Motion e rulz de legal.

* Este é o primeiro stop motion 3D.

1 comentários:

Anônimo disse...

Tenho muita vontade de assistir este filme, sou fã da arte stop motion, Coraline é tão perfeito que chega a confundir quem não conhece a arte.