segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Heróis é o que precisamos

Nos piores momentos de qualquer história, fantasia ou realidade, os heróis são os que fazem diferença. Foi isso que a Rússia fez na segunda grande guerra, em meio a grandes combates e principalmente quando Hittler investiu contra a cidade do líder russo Stalin, com certeza Stalingrado foi palco de uma das piores batalhas em se tratado da ex-união soviética. Neste momento um camponês atirador de elite fez a diferença para um povo, o nome dele era Vasily Grigoryevich Zaytsev, em um ano de combate Vassili registrou cerca de 240 mortes, mas o número foi muito maior.

Entre suas premiações estão:
Herói da União Soviética
Ordem de Lenin
Ordem da Bandeira Vermelha
Ordem da Guerra Patriótica, 1ª classe
Medalha por defender Stalingrado
Medalha pela vitória contra os alemães

Vasily foi representado no cinema por Judy Law no filme chamado, "Círculo de fogo", eu detesto filme de guerras, principalmente os que tratam dos americanos, aquele lance de exibir um enorme cemitério com centenas ou talvez milhares de lápides, mas o que se pode esperar de um país onde a força esta sobre a diplomacia. Em fato não vou discutir política, no entanto, por mais legal que o filme seja, ainda mais se tratando de um camarada russo, a visão americana crítica sobre o governo russo esta incrustada ao meio da história, cenas da qual você vê militares impulsionando para o campo de batalha soldados sob advertência de morte, caso eles batessem em retirada. Apesar de filmes como "O resgate do soldado Ryan", ou "Fomos heróis", não mostrarem cenas desse tipo, quem disse que em meio ao um campo de batalha coisas como essas não acontecem, você sendo americano, soviético, brasileiro, ou de qualquer outra nacionalidade.

A história trata exatamente sobre a promover Vasili a herói nacional, a fim de impulsionar a população e principalmente os camaradas militares para defender seu país. Em seus primeiros 30 minutos esta uma das cenas mais interessantes do filme, onde Vassili mata 4 militares alemães um próximo do outro utilizando o barulho provocado pelas bombas para efetuar o disparo e não ser localizado.

O rifle de Vasily pode ser visto até hoje na cidade de Volgogrado (antiga Stalingrado), no museu panorâmico. Vasily veio a falecer em 1991, com 76 anos de idade. Ao terminar seu serviço militar foi trabalhar numa fábrica, que era seu sonho, um sonho simples, mas um sonho de um camarada que tinha a foice e o martelo em seu peito.



Se lembrando de coisas, em minha opinião a melhor música do Sting é cabível nesse momento. Eventos pós segunda grande guerra.

0 comentários: