quinta-feira, novembro 09, 2006

Sábado, 26 de outubro de 1985

O que mais pode se esperar, dezessete anos de idade, namorar a bela Jeniffer Parker, ter como amigo um cientista, Dr. Emmett "Doc" Brown e por fim ter uma banda chamada "Pin-heads", nome que com certeza merece referência com o personagem Pin-head do filme Hellraiser. Tudo ótimo, não? Essa era a vida de Martin McFly, mais conhecido com somente Marty.

Hill Valley é o palco da incrível história do filme "de volta para o futuro", após Doc (que é alérgico a tecidos sintéticos) ter roubado plutônio de um grupo de terroristas Libios, ter gastado 30 anos e toda fortuna familiar ele construiu uma máguina do tempo, acreditem em um Delorean. Marty é convidado para a viagem de inauguração, claro sem saber do que se tratava o convite, Marty apesar de uma vida satisfatória como descrita acima, possui seus problemas, o pai subordinado a tudo e todos, a mãe alcoolatra, uma irmã com nenhuma ilusão amorosa e um irmão que trabalha num restaurante sem futuro aparente, e como se não fosse bastante ele possui um complexo de inferioridade que faz com que ele se desencoraje das coisas antes mesmo de começar, e principalmente não suporta ser chamado de "fraguinho".

Na noite do dia 26 no "Twin Pines mall" acontece a viagem inaugurau, o primeiro a viajar no tempo foi Einstein. O carro é movido a plutônio e é necessário uma carga de plutônio para cada viagem no tempo, com isso abro uma aspa, "Einstein, vai e volta com apenas uma carga, e aceito isso numa boa. Não se fala mais nisso.", fechando aspa, após o retorno de Einstein e com a conclusão que a viagem foi perfeita, Doc se prepara para ir para o futuro, mas nesse momento surgem os Líbios, com sede de vingança, Doc havia prometido uma bomba nuclear com o plutônio e como vocês percebem ele tinha outro uso para o plutônio, Doc é "assassinado" e Marty consegue fugir entrando na máquina do tempo (Robert Zemeckis tinha a idéia inicial de fazer a máquina do tempo em uma geladeira, mas com receio das crianças viajarem na maionese e entrarem nas geladeiras do mundo, ele mudou de idéia. "Acho que eu mesmo faria isso.") o último ajuste da máquina de época na máquina do tempo estava para 5 de novembro de 1955, que foi a data que Doc teve a idéia do capacitor de fluxo, aconteceu quando ele escorregou no banheiro, do qual ele pregava um relógio na parede, quando Marty atinge 88 milhas por hora (isso dá em kilometros por hora 141.6184. Nota: meu carro não dá isso com pé fundo no acelerador em uma ladeira.) ele é enviado para 1955.

Em 1955, após o carro parar de funcionar ele resolve procurar Doc, claro demora um tempo para ele cair na real do que aconteceu, Marty acaba esbarrando acidentalmente na história de seus pais, onde ele descobre que seu pai sempre foi um idiota e que não observava pássaros e pior ao salvar seu pai de um atropelamento ele acaba na casa onde morava seus avós e nessa estádia sua mãe acaba se apaixonando por ele. A história de BTTF (Back To The Future) possui muitas amarrações o que para mim torna impossível contar tudo detalhadamente, posso garantir que de um paragráfo para outro perdi uma porção delas, para você que impossivelmente nunca assistiu pode não dar falta, mas para todos que ao menos tiveram o prazer de ver uma única vez entende bem o que digo. Marty encontra Doc, que claro não o reconhece e também não acredita em sua história, após explicações a parte e devo dizer explicações muito engraçadas, principalmente pelo fato do presidente de 1985 ser Ronald Reagan, que em 1955 era apenas ator.

Já que não se vende plutônio em toda farmácia da esquina, e é necessário para a viagem no tempo, Doc afirma que a única forma de produzir 1.21 gigawatts de potência é um raio e por ventura eles sabem que um ira atingir o relógio da torre (essa é uma das amarrações que disse acima), no entanto devido a encontro que Marty teve com seus país sua história corre perigo, a interevenção dele impediu o encontro e paixão dos seu pais, a partir desse ponto o tempo esta contra ele, e no meio dessa confusão aparece ao menos uma citação interessante, Darth vader. A partir deste ponto existem 3 pontos cruciais que precisam de resolução: reatar a vida de seus pais, voltar no tempo e alertar que a vida de Doc corre perigo por causa dos terroristas.

Farei um salto atemporal daqui para o fim do filme, assim que não assistiu, assiste logo e para aqueles que já assisitiram faça como eu, assista de novo.

Nesse momento estou ouvindo Earth Angel e infelismente não me encontro no baile encanto submarino =)

... Marty volta para 1985 e toda a história de sua vida e a sua volta é alterada, e ao começar a entender essas mudanças aparece novamente Doc, que volta do futuro com informações sobre o filho de Marty e Jeniffer que corre perigo, mas para saber o que acontece vocês irão esperar o próximo post, mas não se preocupe porque para onde vamos não precisamos de ruas.

Trivia

» O shopping no inicio do filme chama-se "Twin pines mall", no entanto quando ele volta de 1955 ele muda para "Lone pine mall". Alguém que assistiu o filme faz idéia do por que?
» A mãe de Marty que se passa toda por certinha no começo do filme e em algumas cenas você pode ver que não é verdade, mas existe um cena cortada do filme que inclusive ela esta colando.
» No primeiro filme Doc não confia no serviço meterologico, no segundo ele diz que o serviço meterologico é confiavél, mas o postal não, e no fim do segundo filme ele utiliza o mesmo serviço não confiável para enviar a carta de 1885 para Marty.

Trailer

6 comentários:

Anônimo disse...

Pin Head também é o nome do mascote dos Ramones!!!

Anônimo disse...

conhecidencia ou nao eu assisti esse fim de semana os tres filmes hehehhe, passou no USA.

bjs

Goj disse...

Aqui passou a poucas semanas os 3 também no canal TNT, acho que foi uma forte influência para escrever sobre. =)

Unknown disse...

chama lone pine mall pq o marty derrubou o pinheiro qndo bateu no celeiro do velho peabody

Danton disse...

Eu tbm sou alérgico ao fio sintético,hahahahahhahahaha

Cris disse...

Direto do Futuro... de 2006 para 2012... Muito boa esta matéria.