quarta-feira, dezembro 27, 2006

Como acabar com a magia de um livro em menos de 2 horas?

Simples, assista Eragon! Antes de assistir o filme como um cinefálo fui ler críticas, claro que não apoio os críticos e na verdade acabo lendo as críticas através do espelho, ou seja, uma versão benefica do que os críticos crucificaram, e com Eragon não foi diferente, mas no entanto o diretor iniciante Stefen Fangmeier, ou talvez o roterista Peter Buchman pegaram a obra de Christopher Paolini que para quem não sabe hoje tem 19 anos e quando escreveu Eragon tinha apenas 15 e bateram num liquidificador incluindo efeitos especiais e retirando personagens, situações e o mais triste a característica dos personagens.

Muitos criticam a obra de Paolini durante a crítica do filme, ao meu ver uma injustiça, como já escrevi nesse blog ele nunca negou a influência de o Sr. do anéis em sua obra e dizem que o rei Galbatorix é a reencarnação do Darth Vader, muita calma nessa hora afinal de contas o próprio George Lucas usou o sr. dos anéis como referência na sua maior obra Star Wars, você pode dizer que não viu referência nenhum em Star Wars, claro que não posso afirmar completamente essa afirmação, mas o sabres de luz me lembrar um pouco a espada élfica ferroada. De qualquer forma não deixem se levar pela fraca produção do filme e se realmente se interessam por dragões leiam o livro.

O que a adaptação fez de tão mal assim? Alguns pontos:

Filme:
Roran o primo de Eragon simplismente vai embora, tipo rola um, vou dar rolé.

Livro:
Roran vai trabalhar de ferreiro para juntar dinheiro para poder se casar.

Filme:
Brom tá mais para um mendigo de rua.

Livro:
Brom é um contado de história de um grupo de comerciantes.

Filme:
As viagens de Eragon e Brom são curtas e parecem mais duas baratas tontas indo de cima para baixo da Algaësia.

Livro:
As viagens de Eragon e Brom tem fundamento e durante elas Eragon aprende técnicas de combate, aprende a ler, palavras élficas para usar como magia, e outras coisas.

Filme:
Brom acha legal quando Eragon utiliza magia.

Livro:
Brom orienta Eragon a não usar magia pois pode acabar matando-o e Eragon tem vários problemas de fraqueza durante várias vezes que a utilizou.

Filme:
Se alguém encontrar algum anão vivendo com o Vardens favor postar aqui, porque eu não encontrei.

Livro:
Na montanha Beor os Vardens vivem com anões.

Filme:
Angela diz quase nada sobre Eragon.

Livro:
Angela conta muitas coisas sobre Eragon e também sobre sua mãe.

Filme:
Brom somente quer levar Eragon para o Vardens como a última esperança deles.

Livro:
Brom quer levar Eragon para os Vardens, mas informa a Eragon o que os Vardens podem esperar deles.

Acho que essas poucas considerações estão razoáveis, vejam eu não queria ver o livro todo adaptado para filme, mas que pelo menos houvesse lógica nos fatos e que a história transcorresse em velocidade normal e não em super velocidade, é capaz de Brom e Eragon correrem duas vezes na mesma parte da florestas :)

Algo legal que posso dizer sobre o filme é a batalha de Eragon com Durza, no entanto prefiro a versão do livro ainda que envolve o abrigo de dragões. Somente mais uma nota, as "mudas" de tamanho de Saphira são naturais apesar de rápidas e não como no filme que parece mais a fênix do Harry Potter pegando fogo.

Fã trailer

1 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Depois de ler o livro, este filme foi a maior decepçao que alguma vez apanhei. Eu diria que altareram muita da historia e agora para fazer o eldest vai ser dificil...