quarta-feira, dezembro 19, 2007

Eu sou a lenda

A lenda faz jus ao nome, o arrasa quarteirão da semana passada de estréia no EUA foi o filme "I am legend", arrecadou nada mais, nada menos que 76 milhões de dólares, batendo "o senhor do anéis".

Eu ainda não assisti ao filme, mas acabei hoje de ler o livro, detalhe importante, não achei o livro a venda, o que me fez procurar na net e ler em PDF. Creio que depois desse sucesso em vendas vai sair um monte de edições deste para venda em livrarias. Não posso comparar ainda, o livro com o filme, mas posso dar um prévia do livro.

Muito cabível começar pelo autor, que é Richard Matheson, você pode averiguar com a obra em questão, é que Richard tenta mostrar ao leitor o quanto duro é a vida de uma pessoa que vive sozinha no mundo, o personagem principal do livro é Robert Neville, único sobrevivente de uma infecção que cobre a terra. não estragando o filme e nem o livro, logo de início você descobre que ele não esta só, Não estragando porque no próprio trailer do filme, essa mensagem fica clara. Em fato, o que você não sabe, e sim pode atrapalhar um pouco o seu filme, é que os outros que vivem na terra possuem características vampirescas.

O livro trata da questão de solidão de Neville, assim como suas várias doses de uísque que o acompanham nos momentos difíceis. Por características, vamos dizer que o Neville do livro não tem nada haver com o Will Smith, apesar disto não fazer diferença alguma para a história, o que me fez pensar um pouco é sobre o cachorro do trailer, fazendo com que essa característica de só no mundo, não seja tão só, afinal de contas o cachorro sempre foi e será o melhor amigo do homem. No livro há um cão, mas não se torna tão amigo assim de Neville. Entre uma lida aqui e ali em sites, li que a atriz brasileira, Alice Braga, sobrinha de Sonia Braga faz um personagem no filme que se chama Anna, sei lá, pode ser que a versão traduzida que li tinha outros nomes, mas os mais evidentes no livro são, Ben Cortman, seu colega de trabalho, Virginia, sua esposa, Kathy, sua filha e Ruth.

Uma das coisas mais interessantes do livro são as explicações biológicas e químicas do que são os vampiros. Um detalhe importante, nos sites diz que no filme Neville é um biólogo, no livro ele é um cara que resolve aprender sobre doenças sanguíneas.

Como minha intenção esta longe de estragar o que esta por vir no filme, fico por aqui e faço um novo post quando o filme estrear no Brasil. Aqui o filme chega 18 de janeiro.

Não vale a pena assistir? Claro que sim, a história é muito boa, além deste ser o filme sobre o assunto vampiro mais caro da história, 150 milhões de dólares, contém a cena mais cara também, 5 milhões numa única cena, pelo que li a feita sobre a ponte do Brooklyn.

Ps.: Agora com tempo para ler mais um título, dois livros simultâneos é tolerável, três não rola.


1 comentários:

Anônimo disse...

cara você tem o pdf do livro? ta em português ou inglês? pode me enviar? se der, manda pra diego@fiema.org.br

valeu! abraço