terça-feira, dezembro 11, 2007

O que a igreja realmente teme

Em 2006 um grande alvoroço se deu pelo lançamento do polêmico livro de Dan Brown para o cinema, como você já pode ter comprovado toda a preocupação estava envolta de Jesus ter tido filhos com a rapariga e Da Vinci ter retratados fatos sobre, em fato, a igreja com certeza teve medo pelo livro se tornar filme, afinal, em quanto livro, e se tratando de Brasil que nem todos têm o hábito da leitura, mas como filme todas as massas poderiam assistir e utilizar algo esquecido, que é a própria interpretação sobre o assunto.

De qualquer forma, tudo não passou de um Tsunami sem direção ou até mesmo sem nexo. Mas o olho de Sauron (defina igreja) deveria mesmo estar voltado a outro autor, Philip Pullman, esse que aparentemente escreveu um livro infantil inofensivo, traz em suas entrelinhas uma maravilhosa crítica a igreja e porque não a deus.

Estou viajando? Será!

Trecho do 3º livro da série, a luneta âmbar:

Balthamos começou a falar em tom calmo.
— A Autoridade, Deus, o Criador, o Senhor, Yahweh, El, Adonai, o Rei, o Pai, o Todo-Poderoso, todos esses são nomes que ele deu a si mesmo. Ele nunca foi o criador. Ele era um anjo como nós, o primeiro anjo, é verdade, o mais poderoso, mas era feito de Pó como nós somos, e Pó é apenas um nome para o que acontece quando a matéria começa a compreender a si mesma.

... Os primeiros anjos se condensaram a partir do Pó e a Autoridade foi o primeiro de todos. Ele disse aos outros, que vieram depois, que ele os havia criado, mas era mentira. Um desses que vieram mais tarde era mais esperto do que ele e ela descobriu a verdade, de modo que ele a baniu.

A série fronteiras do universo tem uma grande possibilidade de atingir não um público tão grande quanto o de Dan Brown, mas com certeza um grupo menor e mais jovem, e espero que com isso haja alguns questionamentos referente a manipulação da igreja sobre as pessoas. Interpretações a parte, que venha o filme, nos EUA já estreou, aqui no Brasil previsão de chegada para 24 de dezembro. O primeiro da série é "a bussola de ouro".

0 comentários: