domingo, outubro 15, 2006

Frankenstein não possuia as 3 leis

Mary Shelley não tinha idéia do que viria a ser as 3 leis quando criou a história de Frankenstein, pois se soubesse o monstro nunca mataria o Dr. Frankenstein, afinal de contas conflitaria com a primeira lei, mas então você me diz: Espera um pouco, que leis são essas? Do que você esta falando? Acho que me precipitei, as leis se referem as 3 leis da robótica e foram criadas em 1942 por Isaac Asimov. Você pode me perguntar, mas o que isso tem haver com Frankenstein? Asimov se baseou no conto de Mary Shelley para criar tais leis, encarando que Frankenstein é fruto de uma criação humana, assim como um robô também é. Agora vamos definir as 3 leis, também conhecidas como ciclo perfeito da robótica:

Primeira Lei da Robótica:
um robô não deve ferir um ser humano ou por inação deixar que um ser humano sofra algum mal.
Segunda Lei da Robótica:
um robô deve obedecer às ordens de um humano, desde que essas não entrem em conflito com a primeira Lei.
Terceira Lei da Robótica:
um robô deve proteger a própria existência, desde que isso não incorra em descumprir a primeira ou segunda lei.

Alguns filmes de cinema baseados nas obras de Asimov carregam consigo as 3 leis, caso de "O homem bicentenário" e "Eu, robô", esta última uma obra que tive o prazer de ler, mas um aviso antes de cair na mesma arapuca que caí, o livro "Eu, robô" é muito diferente do filme, na verdade o filme é baseado no conjunto de contos que se encontram no livro, algumas datas que Asimov utilizou para visionar o futuro não batem com nossa realidade, mas quem sabe até o fim dos tempos não vamos ver o mundo que Asimov escreveu.

Há alguns anos a Honda esta desenvolvendo um robô do qual o nome é um tributo a Asimov, com seus 1.30m e seus 54kg, Asimo é mais um que esta tornando o sonho de Asimov em realidade, se quiser conhecer Asimo, clique aqui.

Asimov foi convicto do futuro da robótica, ele escreveu ou editou mais que 500 livros e 90.000 cartas, e é considerado pai do gênero ficção científica, infelizmente o mundo o perdeu em 1992. Asimov contraiu AIDS durante uma cirurgia para inserção de um marca-passo e após esse incidente ele teve problemas cardíacos e renais que o levaram a morte. Para saber mais da vida de Asimov a pouco tempo saiu uma revista chamada "Exploradores do futuro" com uma boa biografia, para saber mais clique aqui.

Asimo em ação

3 comentários:

Sr. R disse...

Cara, fantástico esse seu post!!! Fiquei até com vontade de falar do Asimo no meu blog também hehehe. Abraço!

Goj disse...

Demoro Rob, eu nem quis me aprofundar no assunto senão esse post não teria fim.

Sr. R disse...

Cleber, acho que isso aqui é um post para o seu blog.

Chama-se "Earthlings: Terráqueos" e está dividido em 10 partes.

http://www.youtube.com/watch?v=VQHVCzHM-4k

Só assisti a primeira parte inteira... a segunda, depois que mostra Eutanásia, eu parei de ver quando eles foram mostrar as Câmaras de Gás. Achei que eu não conseguiria dormir. Parei.

Vim aqui e deixei esse comment. Passo essa missão para você.