sábado, janeiro 19, 2008

Eu sou a lêndea

E os piolhos que me desculpem. Ontem foi dia pessoas, fila para comprar ingresso, fila de uma hora de antecedência para entrar na sala de cinema, uns malditos que não conseguem assistir filme de boca fechada e claro, cinema lotado, como não poderia deixar de ser. Ontem foi dia de “Eu sou a lenda”.

Se você não foi assistir ao filme, nem leia daqui para baixo, irei fazer algumas críticas entre o livro e o roteiro da adaptação.

Que nota daria ao filme? Deixe me pensar! 8, isso mesmo oito, o filme é bem legal, uma espécie de eu robô, talvez até seja por causa do ator, para se ter idéia quando ele sair para locação com certeza vou assistir mais algumas vezes. Agora no que se refere à adaptação, hum... faltou só uma coisa, adaptar.

Tirando o fato que Robert Neville é o último ser da terra, o resto pouco se parece com o livro. Reforçando o que já havia escrito, Neville não era médico, mas até entendo o porquê de colocá-lo nessa profissão, daria um pouco mais de história, afinal o livro é quase até a metade um monologo. Alias faço um comparativo com o filme “o naufrago”, sem o Wilson (a bola), o filme seria uma bosta. Neville no filme tem o cachorro (a bola), coisa que no livro ele simplesmente tenta ganhar a amizade de um cachorro, mas ele não tem um. As características vampirescas dos remanescentes na terra não são nada retratadas no filme.

Neville tem em sua casa um gerador e recebe todas as noites visitas desses seres, isso no livro, no filme os seres nem fazem idéia de onde Neville mora. Com o gerador ele condiciona seus alimentos, e claro a energia elétrica para a casa, no filme ele caça, se o cara tem toda a comida do mundo, e tem condição de conservá-la não há por que caçar.

Os picos de histeria que Neville no filme são apresentados muitas vezes no livro. Owww, Neville ouvia música clássica e não Bob Marley. Neville era um típico ser no universo, comia bem, bebia e tinha corpo normal, no filme o cara malha como se fosse para a guerra.

Qual a intenção da adaptação para o cinema, não tenho bem claro, mas com certeza tentaram colocar a situação numa verdade mais próxima de nós, mas ainda acho que poderia ter explorado muito mais o livro, e assim creio que daria nota 9.5. Eu fui idealizando a idéia de vampiros no filme e não ver um monte de bichos que parecem mais o Frankenstein careca.

Nota: Por que o Cinemark não dá numeração às cadeiras e no ingresso anota a cadeira que você vai ficar, com isso acho que acabaria com essa sensação de gado para abate quando você vai ao cinema. Fim da nota.

Nota 2: Se eu tivesse que escolher um ator para ser o Robet Neville no filme, esse seria o Bruce Willis como no começo do filme "o refém", veja foto.

0 comentários: