segunda-feira, abril 21, 2008

Influência bem/mal vinda

Estava eu confabulando a influência que por exemplos filmes tem em sua vida, como já exemplifiquei aqui eu fui escoteiro por causa do filme "Indiana Jones e a última cruzada", pensando bem foi algo muito bom, muito de cidadania me foi ensinado enquanto escoteiro, mas há casos e casos, por exemplo, estava lendo uma matéria na revista "Superinteressante" sobre crianças usadas como soldados na guerra, e vejam só em Serra Leoa durante os momentos livres essas crianças-soldados assistem "Rambo" para que eles tenham em mente que podem ser como o "herói". Creio que eles não assistem "Rambo I", por que afinal de contas neste que talvez tenha algum fim produtivo, trata da questão da re-integração de um ex-soldado a sociedade.

Agora outros como "Rambo II" e "Rambo III" é violência sobre violência, e olha que eu não assisti o "Rambo IV", mas me disseram que em matéria de violência põe os outros 2 no chinelo, além da violência, claro, há sempre aquela pitada de que o herói americano esta sempre do lado certo, estranhamento isso me fez lembrar da Legião urbana e a canção do senhor da guerra, exatamente neste trecho:

Veja que uniforme lindo
Fizemos prá você
Lembre-se sempre
Que Deus está
Do lado de quem vai vencer.

Sobre as crianças-soldados vale salientar o livro de Ishmael Beah "muito longe de casa: memória de um menino-soldado", ele esta citado na matéria da super, ele vivia em Serra Leoa, mas hoje mora nos EUA. Beah atualmente apresenta em palestras o que vivenciou de forma ativa e passiva enquanto soldado.

Em fato julgar as ações que os filmes tomam sobre pessoas é complicado demais, pois de forma geral até mesmo os mais belos filmes podem trazer junto seus espinhos. Imaginem se ao invés de querer ser escoteiro por causa do Indiana Jones eu quisesse ser psicopata depois de assistir "O silêncio dos inocentes" :)

Outro dia li no site "Terra" que um moleque do sul com uma camiseta do homem-aranha salvou um bebê de um incêndio, ainda bem que deu tudo certo, senão a matéria seria algo como: "Garoto que pensava ser homem-aranha acabou virando tocha-humana".

Muitas vezes vemos aquela classificação dos filmes, que avalia linguagem usada, cenas de violência e nudez, mas talvez devessem avaliar o grau psicológico de indução que esse filmes podem ter as pessoas que o assistem. Em fato, assunto polêmico de mais, melhor ficar por aqui mesmo, e se um moleque passar voando pelo seu muro, pense bem, pode ser que ele queria ser o super-homem.


Esse moleque merece uma foto em destaque. (Acima o quase tocha-humana)

2 comentários:

Anônimo disse...

esse é meu garoto!

Anônimo disse...

? moralista demais?