terça-feira, abril 01, 2008

Format War

Quem pode imaginar quem simples receptáculos de informação podem gerar guerras. Era a década de 70 e com o surgimento de uma maléfica máquina chamado Vídeo Cassete começou uma guerra que se alastrou por quase 10 anos, a guerra foi entre fitas, de um lado estava a Sony com a Betamax e do outro a JVC com o VHS, tapas na cara para todos os lados e claro você é velho bastante para saber quem ganhou. O VHS deu um hasta la vista baby no Betamax da Sony.

Em 90 o tabuleiro começou novamente ser arrumado para uma nova batalha, de um lado o Multimedia Compact Disc, da Philips e Sony e do outro Super Density Disc desenvolvido pela Toshiba, Time-Warner, Matsushita Electric (Panasonic), Hitachi, Mitsubishi, Pioneer, Thomson e JVC, basicamente a rapa, no entanto essa época gerou apenas uma guerra fria, pois a galera se uniu e desenvolveu o nosso tão conhecido DVD.

Mas a Sony sempre quis dar o troco pelo Betamax, o ódio no olhar da Sony parecia o olho de Sauron do senhor dos anéis. Recentemente dos formatos começaram uma nova batalha, de um lado o HD-DVD desenvolvido pela Toshiba e do outro lado o Blue Ray da Sony, os primeiros movimentos estavam voltados em conseguir o maior número de empresa cinematográfico como adeptos.

A Sony deu outro passo que foi inserir o leitor de Blue Ray em seu vídeo game, o PS3. Em fato, no dia 19 de fevereiro de 2008 a Toshiba abaixou a cabeça para a Sony, fazendo com que o Blue Ray se tornasse o novo padrão de alta definição do universo. Apesar dos preços dos leitores ainda estarem altos, os discos começaram já a baratear, antes que se encontrava somente filmes de Blue Ray com valores acima de R$100,00 no Brasil, agora aparecem os primeiros por R$69,00. E creio em breve mais barato ainda.

A todos aqueles que adoram tecnologia e claro, tem dinheiro para sustentar isso, uma sugestão é avaliar o preço do PS3 e dos leitores de Blue Ray, pois o PS3 tem um preço mais atraente do que os simples leitores e ainda permite que se possam utilizar muito mais recursos, principalmente jogar. :)

Para entender melhor as qualidades das mídias você pode consultar aqui sobre HD DVD e aqui para Blue Ray.

0 comentários: