segunda-feira, setembro 25, 2006

Dando seguimento ao museu

Já que o Sazonov disse que esse blog esta parecendo museu, resolvi voltar no túnel do tempo e aproveitando o fato de estarmos entrando no mês de outubro, o mês das bruxas, o filme tratado é nada mais, nada menos que Plan 9 from outer space, não existe como falar da lenda sem antes falar do mito, o mito a quem me refiro é Ed Wood, alguns podem perguntar mais quem é esse cara? A resposta é simples, Ed Wood Jr. foi simplismente considerado o pior diretor de todos os tempos, o mais importante é que em nosso tempo ele é tratado como um ícone quando se fala em filmes classe B (filmes classe B, são filmes de baixo orçamento e que tratam principalmente de terror no sentido mais trash possível). Wood possuia alguns gostos meios, como posso dizer, bizarros, então você pensa, claro que devem ser bizarros, o cara foi considerado o pior diretor de todos os tempos, no entanto a bizarrice que quiz dizer é que ele possuia uma tara especial por se vestir de mulher e principalmente utilizar suéters angora, principalmente quando ele estava nervoso.

Talvez o maior personagem que cruzou a vida de Wood, foi Bela Lugosi, então você se pergunta de novo, quem diabos é Bela Lugosi, e a resposta você quase acertou, Lugosi não foi diabo, mas sim cristo, esse romeno teve como seu primeiro papel Jesus Cristo no teatro, mas o que marcou a vida de Bela foi o papel de Drácula, o seu sotaque húngaro fez sucesso no teatro e cinema, além de Drácula ele também se passou por lobisomen e até atuou como seu ator rival em época Boris Karloff. Ok, mas o que Lugosi tem a ver com Wood e principalmente com Plan 9 from outer space? Adivinhe a resposta? Tudo, e como posso dizer nada também, Quando se iniciou a gravação de Plan 9 Lugosi estava morto. Sou obrigado a abrir umas aspas aqui para poder explicar um pouquinho melhor como se deu inicio a gravação de Plan 9.

Wood estava numa pior, sem dinheiro nem para pagar aluguel, nisso que entra pela sua porta a galinha dos ovos de ouro, o dono do apartamento onde ele morava veio cobrar mais uma vez seu aluguel, já que o primeiro cheque que Wood deu a ele, voltou. O dono do apartamento em um diálogo com Wood quis saber sua profissão e disse estar interessado em fazer um filme bíblico sobre os 12 apóstolo, mas que para isso a igreja da qual participava não tinha dinheiro para tanto, Wood apresentou então um solução, disse que precisava de dinheiro para fazer um filme e com o dinheito arrecado a igreja iria possuir dinheiro suficiente para fazer todos os filmes que queria, adivinhem qual era o filme em questão? Sim, Plan 9 from outer space, e o valor pago pelo filme em questão foi 60.000 dolares.

Fechando as aspas, acredito ter justificado da onde veio a in$piração para Wood fazer Plan 9, junto com o filme vendido para a igreja ele vendeu também 2 minutos de filme que ele possuia com Lugosi antes da morte, especialista em mixar pedaços de filme em suas produções não foi problema colocar os 2 minutos junto com a cenas que seriam gravadas, mas como Wood não se contentava com pouca bagunça, mesmo sabendo que Bela estava morto ele colocou Bela como ator principal do filme, e claro resolveu a situação da falta de Bela com uma solução simples, ele arrumou um outro ator para fazer o papel de Bela, o ator era maior em estatura do que Bela e a fisionomia dele não era nada parecida com Bela, novamente não houve problemas, todas as cenas que esse ator gravou nos 79 minutos de filme foram feita com a capa cobrindo seu rosto.

Ufa! Já estou cansando de contar essa história e ainda nem falei nada sobre o que filme retrata, mas chegou o momento, Plan 9 conta a história de alienígenas quem vêm a terra e iniciam uma operação que consistia na re-animação de mortos, é claro que o nome da operação era Plan 9. Me sinto tão feliz de resumir o filme em 3 ou 4 linhas, mas me sinto mais feliz ainda de contar a você a origem desse magnífico filme. Ah, vocês podem perguntar o por que desse filme ser um museu, é porque ele foi gravado em 1959.

Amigos, todas as minhas fontes para escrever sobre esse filme estão no próprio filme Plan 9 que guardo com muito orgulho e em outro filme que conta a biografia de Ed Wood, com esse mesmo nome o filme foi dirigido por Tim Burton.

Fatos interessantes

Rob, você iria adorar esse filme, na parte de maior tecnologia aplicada no filme, discos voadores voam sobre Hollywood, esses discos foram feitos de calotas de carro.

Nitidamente nesses mesmos discos você consegue ver as linhas puxando eles.

Bela Lugosi deixou um testamento claro que queria ser enterrado com a capa de Drácula, para que todos lembrassem dela no melhor papel de sua vida, isso foi cumprido.

Segundo a Wikipedia, o personagem Fox Mulder diz ter assistido a esse filme 42 vezes.

A banda Bauhaus fez uma uma homenagem a Lugosi através da música Bela Lugosi is dead.

O filme esta todo disponível para apreciação no site you tube.

Trecho do filme



Acima você vê a cena de introdução ao filme, apresentado por um visionário chamado Criswell (essa era a profissão do cara mesmo).

1 comentários:

Sr. R disse...

Acho que essa cena com os UFO's é a mesma cena usada nos comerciais do Discovery Channel quando eles vão mostrar algum documentário tosco, com tom de comédia e tal.